Una Arquitetos

 

Cristiane Muniz, Fábio
Valentim, Fernanda
Bárbara, Fernando
Viégas


55 11 3231-3080
3231-2526
 
@ | WEB

  
Residência


Universidade

Centro Universitário Maria Antonia - IAC | SP

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Centro Universitário Maria Antonia | IAC
A Rua Maria Antônia é uma referência na história da USP e um marco na vida cultural e política da cidade. Torna-se catalisadora de discussões acadêmicas e sociais com a instalação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras no edifício Rui Barbosa em 1949. Após sofrer violenta invasão por um grupo de estudantes de direita, em 1968, a Faculdade de Filosofia foi transferida para a Cidade Universitária. A relevância desses acontecimentos definiu o desejo de se preservar o conjunto formado pelos edifícios Rui Barbosa e Joaquim Nabuco.
O projeto de reforma e restauro procura adaptar o conjunto ao novo uso: um núcleo de arte contemporânea que aglutina o Centro Universitário Maria Antônia (CEUMA), o Teatro da USP e o Instituto de Arte Contemporânea (IAC).
O projeto tem como questão central afirmar o caráter público que historicamente marcou esse patrimônio da Universidade de São Paulo. A proposta inclui o restauro das fachadas principais e mantém intacta a volumetria dos edifícios, mas propõe uma nova relação do conjunto com a cidade. A área livre entre os prédios ganha a dimensão de espaço público. No nível da rua, o acesso se realiza por uma pequena praça, que é o alargamento natural da rua. No nível inferior, um pátio arborizado procura relacionar as diversas atividades, como uma conexão entre os dois edifícios.
As obras no Edifício Joaquim Nabuco buscam adaptá-lo ao uso de espaço expositivo com a substituição da antiga estrutura dos pisos em madeira pela inserção de um módulo metálico para suportar cargas. Como conseqüência, a fachada lateral, absolutamente inexpressiva, passa a revelar essa intervenção e requalifica o plano que se volta ao novo espaço coletivo.


MARIA ANTÔNIA | IAC - São Paulo, SP 2001
Una Arquitetos: Cristiane Muniz, Fábio Valentim, Fernanda Bárbara, Fernando Viégas
Colaboradores: André Ciampi, Apoena Amaral e Almeida, Camila Lisboa, Clóvis Cunha, Fernanda Neiva, Felipe Noto, Guilherme Petrella, Henrique Bustamante, José Baravelli, José Carlos Silveira Júnior, Pablo Hereñu.
Área total: 6.198,68m²
Construção: Gafisa / LK2
Estrutura de Concreto: França & Associados Engenharia
Estrutura Metálica: Engebrat Consultores, Engenharia e Projetos
Fundações: Engenheiros Associados Consultrix
Sondagem: Geoplano Serviços Técnicos Ltda.
Instalações prediais: Projetar Engenharia e Projetos.
Levantamento Planialtimétrico e Cadastral: Etagri Serviços de Engenharia e Construções
Climatização: Thermoplan Engenharia Térmica
Acústica e conforto térmico: Ambiental S/C Ltda.
Cenotecnia: J. C. Serroni Criações Visuais
Luminotecnia: Ricardo Heder
Consultoria em conservação: Gedley Belchior Braga
Paisagismo: Sakae Ishi
Modelo eletrônico: Clóvis Cunha
Fotos da maquete e da obra: Bebete Viégas


| voltar | principal |